Os melhores hábitos a ter nas férias

IMG_1690Com o aumento da temperatura ambiente no Verão, devemos ter novos cuidados alimentares e alterar alguns hábitos de vida para sentirmos um maior bem-estar e nos adaptarmos melhor a esta estação do ano.

Este período deve ser encarado como uma quebra de rotinas instaladas durante um ano inteiro e que, por vezes, não são as melhores para as nossas vidas. Permite-nos ter mais tempo para pensar em alternativas mais saudáveis e apreendê-las, para que possam ser aplicadas no resto do ano. Pode ser assim, um momento de mudança para melhor. Saiba qual a prevenção a ter nesta altura do ano.

O risco de desidratação. Como sabemos, no Verão transpira-se mais e, por isso, há uma maior perda de líquidos e minerais como o sódio e o potássio, importantes no equilíbrio electrolítico do organismo e para o sistema nervoso e muscular. É importante ir bebendo líquidos, sobretudo água, para não desidratar e também ir comendo frutas e legumes para a reposição mineral.

A alimentação mais adequada.  Nesta estação do ano, a alimentação deve ser mais leve, de maneira a não produzir ainda mais calor pelo próprio organismo. Os alimentos pesados, como os que contêm mais gorduras, são de evitar, pois a sua combustão leva a um aumento da sensação de calor.

Assim, devemos optar por alimentos leves, como carnes brancas e peixes, de preferência alternando-os entre o almoço e o jantar. As carnes brancas são a galinha, o peru e o coelho; relativamente aos peixes, todos são bons, o importante é variar e evitar fritá-los. São alimentos de fácil digestão e por esse motivo tornam-se mais leves para o organismo. Não se devem comer as peles nem as gorduras visíveis.

Existem alimentos que devem ser mantidos a baixas temperaturas, guardados no frigorífico, pois deterioram- se facilmente, podendo causar problemas de saúde, nomeadamente distúrbios gastrointestinais. Os iogurtes são um desses alimentos, contêm bactérias muito boas para o intestino mas que morrem à temperatura ambiente. Devem ser consumidos sempre frios.

Faça exercício fisico.  Caminhar, saltar à corda, jogar ao elástico, jogar à bola, são apenas alguns exemplos para se exercitar de forma agradável e saudável. Se possível, diariamente …